O MÉTODO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM.





“Durkheim procurando conhecer a vida social, uma das preocupações dele era avaliar qual método permitiria fazê-lo de maneira cientifica, superando as deficiências do senso comum”.  São os subsídios de estudo da sociologia, segundo Durkheim. Os fatos que o autor designar acontecimentos sociais, “primeiro há que estudar a sociedade no seu aspecto exterior”.
Considerando, sob esta perspectiva ela surge como eu constituída por uma certa massa de população, de uma densidade, disposta   de maneira num território, dispensa nos campos ou concentradas nas cidades.   Acontecimentos coletivos, como a crença, religião, independentes dos indivíduos. 
“Os homens não esperaram o advento da ciência social para formularem idéias sobre o direito,  a moral, a família o Estado, e a própria sociedade”; Com efeito, as coisas, sociais só se realizam através dos homens: São  produtos da atividade humana. As maneiras de ser também são fenômenos de ordem coletiva que determinam o comportamento dos indivíduos, mas nesse caso há uma durabilidade no tempo, uma permanência ou estabilidade.
   Muitas vezes um movimento social se inicia como maneira de atuar e pode vir a se adsorver e constituir e daí se tornar uma maneira de surgem o tempo todo.

COESÃO, SOLIDARIEDADE E OS DOIS TIPOS DE CONSCIÊNCIA 


 
            A “solidariedade social”, para Durkheim, é cultivada pela amizade que juntar,os cidadãos  componentes de uma comunidade uns para  com  outros formando a coesão social.  “A solidariedade social – procurou mostrar como ela se constituía e se tornava responsável pela coesão entre os homens e de que maneira variava segundo o tipo de organização social, dada a presença maior ou menor da divisão do trabalho e de uma consciência mais ou menos similar entre os membros de uma sociedade”.
A consciência coletiva é simular pelo contíguo das confianças e dos anseios ordinário à medíocre dos componentes de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado que tem história cômoda. São as certezas, as culturas, o conceito que todos que se acostumar em uma própria abundância participar uns com os outros. “Um sistema de idéias, sentimentos e de hábitos que exprimem em nós (...) o grupo ou os grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e as praticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas  de toda espécie. Seu  conjunto forma o ser social.”
            Solidariedade mecânica ou por afinidade.    O acordo coletivo recobre ambiente de distintos tamanhos na consciência integral das pessoas de acordo com o sujeito de sociedade onde elas conviver.
Durkheim, a ordem social se fundamenta na “solidariedade mecânica”. Solidariedade orgânica ou por diferenças entre os indivíduos. Se a consciência individual é maior numa sociedade, os indivíduos são diferentes uns dos outros e a solidariedade só pode surgir da percepção geral de que cada um, com suas especialidades contribuem de uma maneira diferente, e importante, para a sobrevivência do todo, ao mesmo tempo em que dependem dos demais membros, especialistas em outras funções.