A JUSTIÇA



Justiça significa agir corretamente em todas as situações é uma expressão da santidade de Deus. Sua lei moral que exige do homem comportamento semelhante ao de Deus, pois é santo, justo e bom. Praticar a justiça é um ato de bondade de consideração para com o próximo, ser perfeito como Jesus nos ensinou andar em conformidade com a justiça de Deus. Começa com a santidade e devoção sincera em Cristo. Ato de obedecer aos nossos superiores, pois não vivo, mas eu, mas Cris to vive em mim. Honrar a deus acima de tudo e amar ao próximo como a ti mesmo isto é pratica a justiça.
 
BUSCA POR JUSTIÇA


Sustentar-se-á que a evangelização, embora jamais se possa simplesmente equipá-la-á ao trabalho pela a justiça, tampouco pode ser divorciada dele. A justiça social era central na tradição profética do Antigo Testamento. Mas no contexto sóciopolítico em que a igreja primitiva começou a se engajar na missão era fundamentalmente outro.  Durante o reinado de Constantino não apenas se tornou uma licita, mas, em breve, era efetivamente a única religião legitima da historia. Já na época de Agostinho, houve uma tendência no sentido de dividir a realidade rigidamente em dois opostos irreconciliáveis, o que foi expresso de forma inequívoca em A cidade de Deus.
Esse legado foi passado para o catolicismo ao protestantismo em todas as suas formas. Tentativas de lidar com essa tensão não-resolvida na ética cristã assumiram, em geral, duas formas diferentes. No movimento ecumênico protestante e, em grau menor, no catolicismo contemporâneo, parece o motivo profético. O ideal religioso tende a estar mais interessado  no motiva perfeito do crente do que na concretização das conseqüências do amor, é perigosa para a sociedade. Uma tentativa em relação entre evangelização e responsabilidade social é a distinção entre os dois mandatos, o espiritual e o social.
A tarefa  primordial de proclamar o evangelho e  converter pessoas a Cristo, ela teria um impacto muito maior nas necessidades sociais, morais e psicológicas dos homens que qualquer outra coisa que pudessem fazer. Porque tais homens se converteram verdadeiramente a Cristo. O envolvimento sóciopolítico e a evangelização fazem ambos partem de nosso dever cristão, expressões necessárias de nossas doutrinas de Deus e do homem, de amor ao próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo. O mal esta no coração do homem em estruturas sociais. A missão da igreja inclui tanto a proclamação do evangelho quanto sua demonstração, evangelizar responde a necessidade humana imediata e pressionar por transformações sociais. Não há evangelização sem solidariedade cristã que não implique compartilha o conhecimento do reino que é a promessa de Deus aos pobres da terra.
Atualmente, vive-se uma expectativa de realização do anúncio profético contra a injustiça, mas é preciso, agora, cumprir esse anúncio: da teoria, do palanfratório, da ineficácia para a práxis cristã, ou seja, ser mais práticos, dinâmicos, contextuais e proféticos. A Igreja latino-americana vive a expectativa do anúncio do reino, mas anseia pelo cumprimento dele em nosso meio. As obras de injustiça não ficarão sem a devida paga,

[...] “Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado; e destruís os miseráveis da terra, Dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas, Para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo. Jurou o SENHOR pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre."[...] (Am 8:4-7).



Importa lembrar que os juízos de Deus para o antigo Israel, por seus pecados, foram escritos como advertência para os cristãos. Os deveres requeridos não são observar as formalidades da religião, jejuns, sacrifícios etc., mas fazer misericórdia com justiça e amor, o que leva o bem-estar e à paz coletiva. Ontem e hoje, o Senhor quer que nós, o Seu povo, sejamos uma luz, um exemplo para o mundo. Sempre tem sido assim com Deus.