UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO HOJE – TRANSFUSÃO VIVENCIAL VS. TRANSMISSÃO COGNITIVA. COMO ISSO ESTÁ SENDO APLICADO NA IGREJA.




A Igreja, ideal, reúne-se em torno da Palavra de Deus e tem como objetivo: mudar, transformar, edificar a vida dos indivíduos que nela está contido, à luz dos ensinos da Palavra de DEUS. A Igreja deve no processo do indivíduo fazer uso da Transfusão Vivencial vs. Transmissão Cognitiva, como parte do fazer educação cristã. É, na verdade, viver nas dimensões propostas por Deuteronômio 6.7-8, porque só é possível viver esse projeto educacional exposto, se esse ensino for existencial, dinâmico, diário, intenso e, sobretudo, de vida. Deus te chamou para ser, em todo tempo, alguém que ensina um referencial permanente no rebanho de Deus, na sala de aula e fora dela. Isto é ser, e não ocupar o cargo de professor.
Percebemos como o ensino, de forma geral, transformou-se, apenas, na transmissão de conhecimentos, de certo número de informações. Mas, o ensino verdadeiro não está só preocupado em transmitir informações, mas, sim, em formar caráter, seres humanos maduros, capaz de andar com suas próprias pernas, de assumir as suas posturas, responsabilidades e, de manter seus compromissos, pensando por si mesmo. Efésios 4.13-14 “...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.”   
O que ensina precisa ter o mínimo possível de convicção de que foi Deus quem o chamou para isto, de que lhe concedeu um dom. Porque é isto que vai faze-lo ser um líder relevante, cuja vida vai fazer diferença, causar impacto e não o seu conhecimento teológico, a sua cultura geral, a sua capacidade de comunicar-se. O que faz a diferença é o dom, essa graça que invade a nossa vida, que nos confere unção, a qual só se adquire com a alma aberta na presença de Deus.
Percebemos que o texto de Romanos 12.7 insere o ensino como resultado do dom do Espírito Santo. Quando o Apostolo Paulo fala a respeito do ministério do ensino, ele fala de gente que recebeu um dom de Deus para tal propósito. A isto denominado de vocação eficaz, porque a quem Deus vocacionou a este Ele também capacitou. O dom é esse algo mais que vem do alto, que vem de Deus, que nos faz viver por paixão, que nos faz ficar de pé, apesar das dificuldades e que nos permite sonhar. 
Precisamos entender que, na igreja, mais do que em qualquer outro lugar, o ensino não pode ser neutro, porque é Palavra de Deus. Temos que ser, portanto: comprometedores, tendenciosos, engajadores, envolventes e convicentes. O que ensina tem que ter, a respeito do ensino e de sua vida, o salutar desafio tendencioso que tinha o apóstolo Paulo em sua carta I Co. 11.1: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” O ensino bíblico é, e quer ser tendencioso no seu objetivo pedagógico, a fim de gerar conversão e transformação, transfusão vivencial e transmissão cognitiva.
A Igreja, de uma ou outra forma, está sempre produzindo Educação Cristã, quando ela reúne pessoas, em nome de Deus, em torno de Sua Palavra, as quais se interrelacionam e compartilham, oram, louvam, estudam, adoram, de maneira formal ou informal, com freqüência regular ou ocasional, em grupos pequenos ou através de grandes reuniões, há, sempre, alguma forma de Educação Cristã, relevante ou não e, aplicabilidade indutiva na transfusão vivencial e transmissão cognitiva.                    
Educação Integral. A vontade de Deus – Treinamento na compreensão da Palavra de Deus. Compreensão Teológica e exegética (Saber / Refletir). A missão da Igreja – Treinamento para vida a comunitária. Compreensão social (Conviver). A missão da pessoa – Treinamento para o trabalho no Reino de Deus. Compreensão funcional e ministerial (Fazer). O desenvolvimento da pessoa – Treinamento para vida pessoal equilibrada. Compreensão ontológica e existencial (Ser, Sentir). Transversalidade – Formação acadêmica, mas também prática/ministerial, também na vida emocional, na vida relacional e no caráter.                     
Romanos 12.6a -7b: "De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada... se é ensinar, haja dedicação ao ensino."

            1Coríntios 14.12: "Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurais abundar neles, para edificação da igreja."

            Efésios 1.3,5
nos diz: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade."

            No
versículo 7 de Romanos 12, vemos que o Senhor diz àquele que ensina que se o seu dom "é ensinar, haja dedicação no ensino."
Haver dedicação = Esmerar-se
Esmerar-se é realizar um ensino com cuidado especial, aplicar-se na formação do caráter, integralidade de tempo no ministério, com dedicação e com amor.
Oro a Deus para que professor e professora de Escola Dominical se esmerem no ministério que Deus autorgou para cada e que o Espírito Santo mostre, a cada autorgado, a responsabilidade que eles têm com seus alunos (seus filhos por adoção) na condução do caminho da verdade.
Quando estamos neste ministério do ensino, podemos nos fazer a seguinte pergunta:
2- Por Que É Importante Fazer-se Uma Educação Religiosa Relevante?
A- Provar que ela procede de Deus;
B- Cumprir ordenanças claramente reveladas;
C- Evitar resultados indesejáveis.
2.A- Provar Que Ela Procede De Deus
A própria Bíblia diz que ela é um livro inspirado por Deus. Vejamos o que 2Tm 3:16 nos diz: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça,...".
Se você a está usando de coração, empenhando todo o seu esforço para fazer o melhor para o Senhor e para o bem dos seus filhos por adoção, então eles verão claramente e crerão que este livro (A BÍBLIA) é realmente a Palavra de Deus.

2.B- Cumprir Ordenanças Claramente Reveladas
2Ti 4:1-4 nos diz: "1 Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vida e no seu reino, 2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."
Em Tit 1:14a lemos: "Não dando ouvidos às fábulas judaicas..."
Quando Deus, na Bíblia, nos manda pregar a Sua Palavra, o que nós crentes, nascidos de novo, Seus filhos, devemos fazer?
Devemos obedecer e cumprir com esmero e cuidado, pois isto não é um pedido, é uma ordem de Deus. Se você faz o trabalho do Senhor relaxadamente, então você é culpada dos maus frutos que você irá colher.
Devemos ter muito cuidado quando usamos nossos dons, quando estamos exercendo o nosso ministério, pois pode ser até decisão de Deus colocar em nossas mãos o destino das almas de muitos daqueles nossos filhos por adoção. Amemo-los como se fossem nossos próprios filhos; esforcemo-nos para falar do nosso Senhor e Salvador como se fosse para nossos próprios filhos; lutemos com toda a nossa força para colocá-los no caminho que Deus providenciou para eles, como se estivéssemos lutando por nossos próprios filhos.
É obrigação nossa cumprir ordenanças claramente reveladas e fugir das fábulas, de doutrinas que diferem da Palavra de Deus. Devemos ter cuidado em não usarmos palavras de homem como sendo a Palavra de Deus. "Na Palavra de Deus não há enganos, engodos, piadas, pilhérias, caduquices, futilidades, fábulas etc."
Usemos o tempo que estamos ministrando a Palavra para ajudarmos nossos alunos nas soluções de seus problemas, nas respostas das suas dúvidas e apresentarmos a Palavra de Deus como um bálsamo para as suas almas.
Devemos, também, ser mordomos do tempo que Deus nos deu, cuidando dele com zelo, redimindo-o. Ef 5:16 nos diz: "... redimindo o tempo; porquanto os dias são maus."
2.C- Evitar Resultados Indesejáveis
Leiamos 2Tm 2:14,16,23: "14 Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes. 16 Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. 23 E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas."
É importante fazer-se uma "educação religiosa relevante" para que não sejamos apanhados de surpresa com resultados indesejáveis que vão nos trazer problemas e tristezas por sabermos (será que já não sabíamos?) que fomos relapsos, indiferentes e sem tempo de prepararmos a mensagem que Deus colocou em nossos corações. Será que isto já não aconteceu com você? Será que você já não presenciou a existência de crentes fracassados e desviados? Nem sempre mas, muitas vezes, isto é o resultado da "falta de tempo" de professores para preparar suas aulas através de orações, pesquisas e um sem número de meios que o nosso Deus põe diante de nós. E, o que é pior, nem percebemos que o nosso coração não está ouvindo a voz do Espírito e está bem longe desta nossa responsabilidade.
Quando estamos ensinando algo que não vem de dentro do coração, que não é genuíno, então o resultado é: frieza, endurecimento dos corações, resistência à Palavra, incredulidade, dúvidas, contendas, não crer na Palavra de Deus.
Nós professores devemos ter como objetivo maior encaminhar nossos alunos por uma estrada onde encontrarão a salvação eterna através do sangue, derramado na cruz do Calvário, do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
Leiamos os seguintes versículos da Palavra de Deus:
Ef 2:1: "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados".
João 10:10: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."
1Pe 1:23: "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre."
Vejamos, agora, uma outra pergunta:
3- Como Fazer Educação Religiosa Relevante?
a) Com um verdadeiro crente que dá testemunho, através da sua vida, que ama ao Senhor e deseja obedecê-Lo;
b)Com ortodoxia;
c) Com flexibilidade nas estruturas.
3.a) Com um verdadeiro crente
A peça-chave do "ensino religioso relevante" é o professor ser um crente dedicado e que tem compromisso com o seu ministério, sabendo que é o Espírito Santo que vai orientá-lo e, assim, repousará nEle que é quem convence o ímpio "do pecado, e da justiça, e do juízo".
1Co 2:4-5 nos diz: "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus."
3.a.1- Professora crente que confia ensinar dirigida pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo de Deus é quem:  
*Nos orienta, ensinando a usar palavras persuasivas de sabedoria;
*Age no ouvinte, persuadindo-o e mostrando-lhe o verdadeiro caminho da salvação;
*Convence o homem do pecado, da justiça e do juízo;
*Converte e ...
*Dá o crescimento espiritual.
Para que estas etapas se realizem, é necessário que o professor seja regenerado (novo nascimento em Cristo Jesus) tornondo-se o templo do Espírito Santo de Deus. Além de tudo isto, ele tem que estar em comunhão com o Senhor, através de uma vida de oração, de leitura da Palavra de Deus, jejum, meditação e testemunho pessoal.
3.a.2- Crente certo do que crê e ensina
Em 1Tess 1:5 Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, nos diz que o evangelho foi pregado a nós "... em muita certeza" o que nos faz ver a grande responsabilidade que nós, professores da Palavra, temos diante de Deus, dos nossos alunos, filhos por adoção.
Por isso, o que ensina não pode ser um neófito, um novato na fé, pois ele pode seguir ventos ocasionais de outras doutrinas que eventualmente sopram sobre igrejas.
Como ele deve ser?
a) "Ele precisa ser alguém que teve tempo e deu chance para que o Espírito Santo solidificasse nele os princípios que lhe foram ministrados e por ele aprendidos.
b) Ele precisa ser alguém com completa convicção do que testifica, com firmeza, com certeza da veracidade de seu ensino, tornando-o (e também o seu ouvinte), alguém confiante, seguro e esperançoso."
3.a.3- Crente que vive a Palavra
Paulo, autor de 1 Tessalonicenses, nos diz no capítulo 1, versículo 5, que ele vivia aquilo que ensinava: "Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós."
O meu testemunho pessoal, o modo como trato as pessoas, minha reação diante de problemas, é muito importante para que eu possa mostrar às pessoas, aos meus alunos, que o Deus que aceitei, realmente, mudou minha vida. Então, eles vão, com certeza, querer este Senhor que irá também transformá-los em novas criaturas.
1Tm 4:11-12 diz: "Manda estas coisas e ensina-as. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza."
Tt 2:7-8 diz: "Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade. Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós."
Que adianta um professor crente ter uma aula exemplar, uma oratória nota 10 mas ter uma vida que não casa com aquilo que ele ensina?
"As pessoas estão cansadas de discursos e as crianças ansiosas por exemplos."
Professora, nunca viva um personagem mas seja sincera, honesta e transparente. Seja quem realmente você é.
3.a.4- Crente que ama de coração 
Em 1Tess 5b, Paulo diz que pregou o Evangelho "por amor de vós". Apesar de muito sofrimento, chicotadas, perseguições e outras tantas coisas que o fizeram sofrer tanto material como espiritualmente, ele apresentou a salvação com muito amor e muita responsabilidade.
Nunca aceite ensinar se o motivo for:
"a) O temor da ira de Deus;
 b) A prestação de um favor ao pastor;
 c) Desejo de ser apreciado e reconhecido."
Se você está enquadrado em um destes itens ou mesmo em todos, com certeza você não é um "professor responsável e eficiente, dedicado e atencioso para com seus alunos."
"No ensino, é o amor que impede a acomodação, o desleixo, a improvisação e a preguiça."
3.b) Com ortodoxia
Ortodoxia = de acordo com a doutrina religiosa tida como verdadeira.
Se ensino com ortodoxia, então estou usando a Bíblia como meu livro de referência e dela retirando doutrinas e ensinos.
1Tm 4:9-11 nos diz que: "Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação; Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. Manda estas coisas e ensina-as."
As ciências do mundo diferem da Palavra de Deus
3.b.1- Ciências do Mundo
Elas surgem por causa de pesquisas, teorias testadas, experiências, etc., mas nunca conseguem provar que a Bíblia está errada.
3.b.2- Palavra de Deus
Ela se baseia, unicamente, na revelação que o próprio Deus faz de si mesmo. E nós devemos crer, literalmente, em tudo.
Se você quer conhecer a Deus e experimentá-Lo, então leia diariamente a Bíblia com o coração aberto e faça tudo que o Senhor diz.
Por que tenho que ler a Bíblia todos os dias?
1) Primeiramente, porque é a Palavra de Deus;
2) Porque ela é abrangente e completa;
3) Porque nos fornece os rumos e princípios fundamentais para a abordagem de todo e qualquer tema;
4) Porque ela não pode ser trocada por nenhum outro tipo de livro, mesmo sendo doutrinariamente correto.
ATENÇÃO: "As experiências e testemunhos pessoais, as ilustrações e exemplos citados são sempre muito úteis e facilitam o entendimento. Porém deverão ser sempre interpretados à luz da Bíblia e, não, o contrário."
O mesmo podemos fazer com nossos alunos, mandando tarefas para casa, que precisem de pesquisas e de consulta ao texto sagrado
3.c) Com prioridade, abrangência, adequação e utilidade
Hb 5:11-14b: "11 Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. 12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. 13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentando na palavra da justiça, porque é menino. 14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal."
"Quanto mais genérica for a Palavra, quanto maior e heterogêneo for o auditório, quanto mais teórico for o tema, quanto mais centrado no expositor e menos participativa for a exposição, mais distantes estaremos da relevância."
Vejamos as seguintes perguntas:
"Onde nossas crianças aprenderão sobre sexualidade? Nas escolas? Nas ruas? Vale a pena esperar pelos seus lares, muitas vezes despreparados e despreocupados?  
*Onde os profissionais cristãos aprenderão ética?
*Onde nossos adolescentes serão esclarecidos sobre os riscos das drogas e da permissividade?
*Onde nossos jovens casais serão aconselhados pelos mais experientes?"
Tudo isto pode ser ensinado numa Escola Dominical, onde o professor crente, amoroso e conhecedor dos seus alunos transmitirá a mensagem com um tema visando as necessidades da classe.
Hb 5:13-14 nos diz: "Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, sem razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal."
Se sou professor, então tenho que ensinar aquilo que pode ser entendido pelo meu aluno. Se ele é ainda um bebê não posso estar alimentando-o com comida sólida e sim com leite. Mas se o aluno for maduro espiritualmente, então, tenho que alimentá-lo com comida sólida. É de minha responsabilidade como, professor, conhecer a maturidade espiritual de meu aluno.
Ec 3:19 nos diz que "Tudo tem seu tempo determinado". Tempo para tomar leite; tempo para comer carne; tempo para comer pão e tempo para comer peixe.
A Palavra de Deus deve ser ensinada de acordo com a maturidade espiritual de cada um.
Procuremos, dentro do possível, agrupar pessoas com o mesmo nível espiritual.  
E só conseguiremos isto, se conhecermos os alunos, suas vidas e necessidades.
Se decidirmos, por exemplo, dar aulas sobre os reis de Israel a adolescentes, mas eles estão, naquele momento, precisando ouvir sobre droga ou sexo, então é sábio de nossa parte darmos aulas abrangendo estes temas.
"A escolha de temas, currículos, materiais, precisa ser cuidadosa, feita com oração e com bastante conhecimento do grupo a quem se destina e do momento em que vive."
Eu não devo escolher o que é mais fácil para mim mas o que é mais importante para os meus alunos, filhos por adoção.
3.d) Com flexibilidade nas estruturas
Nossas estruturas não devem ser rígidas mas flexíveis. Pode-se fazer as seguintes perguntas:
1- Qual o melhor horário para começar?
R- O que for melhor para a maioria.
2- Qual a duração da aula?
R- A que der maior produtividade: 40 minutos? 50 minutos? 1 hora? Você pode escolher.
3- Quais os critérios de divisão de classes?
R- Você poderá dividir por departamentos: o de crianças, o de jovens, o dos homens, o das mulheres, casais novos etc. Ou, você pode dividir as classes por assunto de interesse.  
Ef 4:16 diz o seguinte: "Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor."
Se a igreja quer que tenhamos um ensino relevante, então, precisamos dar mais conforto às dependências da escola, supri-la com material adequado etc.
Para finalizar, gostaria de deixar um desafio através de duas perguntas:
1) O que você vai fazer com tudo isto que ouviu, aqui, neste estudo?
2) O que você, de joelhos e atitude de oração, vai responder ao Senhor?
Rom 12:7b nos diz que se o nosso dom "é ensinar, haja dedicação ao ensino".
Que o Senhor nosso Deus nos abençoe e nos convença da nossa obrigação de olharmos para nossos alunos como se fossem nossos próprios filhos e que, de coração, o adotemos.
(Estudo baseado no livro de Ângelo Gagliardi Jr "Educação Religiosa Relevante".)