COMO PREPARAR UM GRUPO DE EVANGELISMO


 Há um grande inimigo da igreja que deseja ganhar almas! Ele não permite que seus membros se disponham na obra do evangelismo pessoal, de maneira sistemática, continua e primordial. Este inimigo é: atividades demais.
Atividades demais é o maior problema na igreja atual é a arma que o inimigo usa para barrar o crescimento da igreja. Algo que deveria ser secundário na vida da igreja tornou-se a coisa principal e o pior de tudo é que muitas dessas atividades acabaram virando tradições no seio das igrejas, e não pretendem sair tão fácil. Sim, louvar a Deus é bom, mas fomos chamados a ganharmos almas, Jesus não disse “ide e louvai”, mas antes “ide e pregai o evangelho”.

[...] “Mas não encontramos nenhum apoio bíblico para que essas pessoas não evangelizem. Antes de um pastor ser um pastor, ele tem que ser antes de tudo um evangelista pessoal ganhador de almas, e o mesmo se aplica aos músicos e outros cargos dentro da igreja. Enquanto não percebermos que a tarefa principal da igreja é ganhar almas, continuaremos a contentarmos com uma igreja fraca e vazia, cheia de departamento de louvores, mas sem nenhum pecador salvo,sendo que o maior louvor é quando uma alma se converte [...] (Lucas 15:7  ;  Apocalipse 5:9,10).

    
Se conseguir levar a igreja toda ao evangelismo, isto será maravilhoso, caso contrário terá que usar o método que Deus mostrou a Gideão. Muitos dentro de nossas igrejas estão dentro de uma dessas categorias descritas abaixo:
 Categoria Tomé: São aquelas que duvidam de tudo, por isso não saem para evangelizar e não conseguem crer que Deus poderá dar uma grande quantidade de peixes, mas estão completamente enganadas Lucas 5:4,5,6.
 Categoria do filho desobediente: São aqueles que se aprontam dão o nome, se entusiasma, mas nunca aparecem:

[...] ”Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho vai trabalhar hoje na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi [...] (Mateus 21:28,29,30).


 Categoria de Isaías: Estes sim estão prontos a fazerem a obra de Deus, pois sempre dirão: “Eis me aqui Senhor, usa-me a mim” Eles podem ser poucos, no entanto, são o s que darão resultado, pois estão dispostos, custe o que custar a fazer a obra de Deus. 
Então com esta equipe formada, reine-a o mais arduamente possível. Tenha ordem e disciplina no que faz e acima de tudo não seja somente um chefe, mas um líder exemplo








PROJETO EVANGELÍSTICO O MEU  BAIRRO  PARA CRISTO
“Não me lembro de nenhum pecado do qual minha consciência me acuse e me julgue tanto como o de ter feito tão pouco pela salvação da alma dos homens e de não ter-me empenhado mais fervorosa e intensamente na sua conversão.” Richard Baxter. “O evangelho não cai das nuvens como chuva, por acidente, mas é levado pelas mãos dos homens para onde Deus o enviou”.João Calvino.
O QUE É O ALCANÇANDO?
“O alcançando não é mais uma metodologia de evangelismo simplesmente, pois vai muito, além disso. É uma forma eficaz da Igreja local se apresentar como uma opção válida de refúgio para a comunidade. O projeto integra a pessoa, envolvendo-a na vida da Igreja local e conseqüentemente evangelizando-a.”
Precisamos considerar uma honra o fato de o evangelho da salvação ter sido confiado à igreja. Shuichi Matsumura
O OBJETIVO DESTE PROJETO:
Fazer a Igreja Trinitária se tornar referência como Igreja para a comunidade local.
 No Brasil a sociedade fora ensinada que referencia de igreja é sempre a igreja católica, deixando a igreja evangélica de lado e quase sempre tendo um grande preconceito quanto aos evangélicos e a Igreja evangélica. Hoje queremos tomar esse espaço através de uma apresentação efetiva à comunidade local, quebrando barreiras e preconceitos, nos colocando a disposição e como opção válida. “Antes que o sol se ponha, pense em algum ato que leve à conversão de alguma pessoa e execute-o com todas as suas forças.” C. H. Spurgeon.
Para que o projeto tenha êxito é necessário se dar alguns passos e também o envolvimento de toda a igreja local. Assimile a visão, reúne Igreja e passa esta visão de forma bem detalhada e explicativa, ore com todos, forme grupos, divida tarefas e mãos a obra de rua a rua e de casa em casa.
Partimos do pressuposto que não há meio mais barato, nem mais rápido de evangelizar o mundo do que pela literatura evangélica.
QUEM DEVERÁ PARTICIPAR?
Todos que nasceram de novo que estejam fundamentados e que não se envergonham do Evangelho de Cristo (RM 1:16), tendo coragem de se dizerem Crentes em Jesus Cristo, assumindo a sua fé frente aos  moradores da comunidade local. 
   MAPEAMENTO DE RUAS
O primeiro passo é mapear a comunidade, ou seja, na Igreja deverá haver um mapa onde constem todas as ruas circunvizinhas até onde a Igreja deseja alcançar, pois a Igreja irá visitar rua por rua, casa por casa daquele mapa.
Este mapeamento é muito importante para que a Igreja possa acompanhar o andamento do projeto e orar por ele.
ORAÇÃO SOBRE MAPA
O segundo passo é afixar o mapa que deverá ficar em uma sala de oração ou em lugar visível, para que todos tenham o compromisso de orar pelos moradores daquela região.
  PREPARAÇÃO DE FICHAS
Deverá se preparar fichas com o nome das ruas a serem visitadas e cada vez que um morador atender, se preencherá o número da casa e o nome do morador que atendeu.
O objetivo das fichas é criar um cadastro na Igreja para que seja enviadas correspondências periódicas aos moradores convidando-os a estarem na Igreja em Cultos ou ocasiões especiais.  Fazer uma ficha com os dados das pessoas que foram evangelizadas.
  TREINAMENTO DE EVANGELISTAS
Na realidade o treinamento de evangelistas deverá acontecer simultaneamente ao processo de mapeamento. Hoje entendemos que a maioria das Igrejas não tem pessoas preparadas para fazer uma evangelização até o ponto de levar o pecador a tomar uma decisão recebendo ao Senhor Jesus Cristo como Salvador, resultado de uma negligência histórica no tocante a evangelização. Se houvessem irmãos preparados, seria muito melhor. “Não pode ser cristão o homem que não se preocupa com a salvação dos outros.” Richard Haldane.
Os irmãos não sairão para convencer ou converter ninguém, ou seja, não sairão para pregar e por isso não necessitamos que fossem peritos em evangelismo. O trabalho que se desenvolverá de casa em casa resumir-se-á em quatro tarefas simultâneas:            
a.    Apresentar-se como membro da Igreja;
b.  Apresentar o plano se Salvação
c.   Deixar uma literatura com um convite para eventos ou Cultos;
d.  Anotar o nome do morador que atender na ficha de cadastro;
e.  Fazer uma breve oração se for permitido.  
  Obs.: Na literatura deverá constar todas as atividades e uma boa apresentação da Igreja. Gaste tempo organizando um bom material e não deixe de utilizar uma literatura bem evangelística, pois evangelizar é o objetivo do projeto. 
SAÍDA DE DOIS EM DOIS
Evangelização é a tarefa perpétua de toda a igreja, não o passatempo peculiar de alguns de seus membros. E. Wilson Carlisle. Sair de dois em dois é o modelo de Jesus. Um seria pouco, três assustaria o morador, então dois é o ideal. Enquanto um conversa com o morador o outro deverá fazer anotações a lápis na ficha previamente preparada, e obviamente que os papéis deverão se inverter na próxima residência.
DE CASA EM CASA:
A Igreja pode organizar um grupo de obreiros e enviá-los de porta em porta, de casa em casa, com a mensagem. Esse foi o método de Paulo e, portanto, é o método das Escrituras. Ele evangelizava “de casa em casa” a fim de atingir “toda criatura” com a mensagem do Evangelho. Não podemos fazer melhor do que seguir o seu exemplo. Jesus disse “toda criatura.” A única maneira pela qual se pode alcançar toda criatura é alcançar cada lar e cada família. Devemos evangelizar não porque seja agradável, fácil ou porque podemos ter sucesso, mas porque Cristo nos chamou. Ele é nosso Senhor. Não temos outra escolha senão obedecer-lhe. Leighton Ford. A Bíblia diz: ”E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10.17).  Se quisermos que creiam, então deveremos pregar o Evangelho.  “Como, pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão se não há quem pregue?” (Rm 10:14)
  ORGANIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO
  Sugerimos:
1-   Confecção de camisetas com o nome da Igreja e com a inscrição: “Projeto” e o versículo Mc 16:15 - Ou Is 55:6 Etc.
2-   Crachás da mesma forma.
3- Faixas ou cartazes deverão ser espalhados pela Igreja com frases motivando e desafiando para a evangelização. “Toda idade é ideal para a evangelização. Deus não tem netos.” Eugene L. Smith
4-   Anuncie o projeto, deixe os participantes darem testemunho para a igreja, fale sobre os resultados para a Igreja e desafie a todos para fazerem parte do projeto de alcance para aquela localidade. “A evangelização, no sentido neotestamentário, é a vocação de todos os crentes; portanto, há algo radicalmente errado quando dizemos que evangelização pessoal é território dos que têm tempo e/ou inclinação para fazer cursos especiais e aprender determinadas técnicas”. Roland Allen
  OBS: Quando um projeto é bem organizado a motivação é muito maior. Certifique-se de que a liderança da Igreja assimilou a visão de forma bem profunda e só assim leve o projeto em frente.
Em Dezembro fazer um balaço se o alvo foi alcançando, se não onde podemos melhorar, para que no próximo ano podemos fazer duas vezes mais de números de salvos em nossa comunidade através do evangelismo.
"...e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1:8)