A IMPORTANCIA DA FILOSOFIA PARA A EDUCAÇÃO


No campo pedagógico a filosofia tem ganhado um espaço importante e significativo ultimamente.
A falta de motivação tem sido um dos vários problemas encontrados na educação expondo a deficiência com que alguns alunos cumprem suas tarefas educacionais. É um reflexo da falta de sintonia entre os gostos e interesses manifestados, e o que lhes é dado e apresentado na escola como algo a ser aprendido de maneira dogmática com poucas possibilidades de questionamentos.
Existe então a importância de um ensino focado em bases filosóficas, para contribuir em uma educação que seja pensada, refletida e analisada.
NA educação tradicional é valorizada a transmissão da cultura geral e a realização do homem. Para cumprir esse projeto de formação, centra a atividade escolar na figura do mestre, transmissor do conhecimento. Já na proposta da escola nova o ensino se volta para a existência, para a vida, para a atividade do aluno, passando este a ser o centro do processo.

           Um imprescindível subsídio assim a filosofia é vista na formação, pode e deve estar presente. Desde os tempos da escola fundamental, pois crianças são sensíveis a justificação, não só capaz de pensar, mas também de compreender o pensamento. Pressupõe das capacidades das crianças, de desenvolver essa dimensão reflexiva do pensamento já com elas no ensino fundamental, procurando uma educação para pensar, e ajudar a criança a apropriar se de conceitos e valores, praticar o pensamento, exercendo subjetividade lógica, ética, sendo essencialmente formativo.
           A filosofia se torna ainda mais imprescindível na formação de adolescentes do ensino médio, os adolescentes precisam se dar conta do significado de sua existência histórica, inserção no mundo do trabalho da sociabilidade e da cultura simbólica. Os componentes filosóficos ensejam um processo de analise, de reflexão e de discussão, onde eles possam lidar de maneira adequada com a própria subjetividade enfrentando com a objetividade de circunstancias e condições de suas vidas concretas. Somente assim podem ser ajudados em sua autoconstrução, pessoas autônomas, cidadãos membros de uma sociedade histórica.
           Em nível universitário, estas exigências se tornam ainda mais     pertinentes tais o papel da filosofia na tarefa de emancipação do homem. O conhecimento se torna o único meio e instrumento de que o homem dispõe para se libertar, para se inserir em mediações históricas e sua existência, o conhecimento se faz extrema necessidade, o aporte da reflexão filosófica sobre a realidade histórica do existir humano, assim de um modo que o profissional universitário possa se dar conta das diversas significações humanas que envolverão o agir no âmbito social
         Por esse aspecto no campo pedagógico a filosofia se torna um poderoso instrumento, pois proporciona principalmente em alunos que destacam ímpeto de investigação um espaço para tratar questionamentos, e configurar assim  a um exercício sistematizado continuadamente sobretudo em práticas dialógica em processos de educação. A filosofia faz uma contribuição importante para que os estudantes possam nortear propósitos de busca subjetiva moldar e construir valores, confrontar criticas e soluções, buscar ideais e valorizar com habilidades de discernir conhecimento. Para que se consiga a formação de homens pensantes defensores de suas idéias e opiniões cumprem se a necessidade e importância da filosofia inserida em meios de ensino.