HUSHNER, Harold S., Quando coisas ruins acontecem às pessoas – tradução Francisco de Castro Azevedo. – São Paulo: Nobel, 1988.


Por que coisas ruins acontecem às pessoas boas? Esta é provavelmente a pergunta mais antiga na história do pensamento humano. Com toda a certeza é a mais perturbadora, a que mais se faz e a que menos satisfatoriamente é respondida. Aquele que verdadeiramente acredita, por outro lado, sabe que tudo que acontece é porque foi ordenado lá do Alto.
Ele sabe que Deus é a essência do bem e que somente o bem flui d'Ele. Por que fazer o bem não garante uma vida fácil? Uma das objeções mais comuns à fé cristã é: "Se Deus criou o universo e continua no comando, por que permite então sofrimento e a injustiça?" considera as diferentes opiniões das pessoas antes de investigar as respostas bíblicas sobre um tópico crucial que precisa ser enfrentado pela igreja evangélica. Ele examina as situações em que as personagens bíblicas se encontraram a oposição feita ao próprio Jesus e o sofrimento da primeira igreja. A leitura deste livro dará a você os fatores-chave que estão por trás do benefício e propósito do sofrimento.
Nas igrejas, hoje em dia, é comum ouvir idéias que parecem corretas, pois contêm uma parcela de verdade. Mas essas verdades parciais podem levar as pressuposições inexatas sobre a fé, atrapalhar nossa compreensão de quem Deus é, e acabar nos impedindo de crescer espiritualmente. Neste livro, o autor revela algumas das falácias mais comuns que ouvimos hoje.
Este fato foi uma descoberta sensacional, porque, se nós atraímos em nossas vidas o que, temos dentro de nós, isso quer dizer que para que possamos mudar uma situação negativa na vida é necessário mudar por “dentro” primeiro, em outras palavras, mudar a maneira de pensar. E como fazer isso? Como reverter anos e anos de crenças criadas na nossa infância? Pensamentos que muitas vezes produzem inseguranças, medos e falta de auto-estima?
Como poderia mudar completamente minha maneira de pensar e agir sem escorregar? Muitos de nós “inconscientemente” nos ferimos emocionalmente constantemente refletindo a dor que está habituado a sentir, através de relacionamentos que só nos trazem decepção e uma dor conhecida do passado. Todo habito vira uma coisa automática depois de anos e anos de programação mental e emocional. Entendi que quando vemos situações similares as nossas, nos sentimos relacionados  com a dor do próximo facilmente, porque é automático. Ah! Essa dor eu já tive e sei exatamente como está se sentindo eu ouvia de mim mesma e de minha mãe muitas vezes na vida. Quando comecei a ficar alerta quanto a esse fato comecei a prestar mais atenção com quem me relacionava e o que falava e ouvia.
 Meu desejo em ajudar o entendimento e o balanceamento emocional é quase que uma obsessão positiva minha. Nós atraímos tudo que criamos dentro de nós mesmos, cabe a nós usar o nosso poder interior e criar tudo de positivo que merecemos ter. Afinal de contas, se temos o poder de criar o mal também temos o poder de criar o bem. A palavra nunca costuma ser mais um castigo do que uma virtude para quem a usa.  As mudanças que o futuro costuma provocar na vida das pessoas também geram profundas alterações na maneira pela qual a pessoa encara o dia-a-dia.
O problema é que essas mudanças só acontecem normalmente quando algo muito ruim, algo negativo acontece em suas vidas; pode ser uma doença, uma demissão, a completa falência da empresa que faz com que a pessoa repense seus conceitos e passe a dar importância a pequenos detalhes, passem a dar ouvidos para pessoas que até então eram consideradas insignificantes.
A mudança de um radical não costuma ser por opção não e esse é um recado direto que deve ser dado a todos os profissionais que costumam ser radicais em seu posicionamento. É preciso ponderar que a verdade para uma equipe, para uma empresa, ou mesmo para uma sociedade é aquilo que gera consenso.
É por isso que uma mesa tem esse nome, porque todas as pessoas aceitam que aquele objeto seja chamado de mesa, da mesma maneira no meio empresarial deve ser colocada à aprovação, a análise de seus colegas.
Existe um dia na nossa vida em que não podemos fazer nada. E este dia é o ontem, o passado, aquilo que ficou pra trás e que não temos mais como interagir com ele e nem modificar os fatos. Parece óbvio, mas é muito freqüente que estejamos vivendo o hoje em função do que passou na nossa vida. Ou, o que é pior, pelo que deixou de acontecer na nossa vida. Tudo que ficou pra trás não pode ser modificado, não pode ser tocado, não pode ser visto, portanto, não existe.
Tenha consciência de todo potencial que você dispõe e decida por começar a sua vida hoje, sem medo e sem vergonha de não ter feito ainda tudo que você quis fazer, porque tudo o que passou ou deixou de passar faz parte de algo que não existe.
Aconselho que você cuide bem do que lhe cerca. Cuide da sua saúde física e mental, trabalhe com amor, cuide da sua visão, acredite que você está, em todos os dias, iniciando o resto de sua vida e saiba que nada que você tem é um direito adquirido e agradeça muito ao Deus que você acreditar por tudo que tem, sem ter a necessidade de perder para dar valor.