SAÚDE INTEGRAL: UMA ANÁLISE BÍBLICO-TEOLÓGICA


Ao tratarmos desse assunto, contamos com as anotações de Larry Crabb ( Crabb, 42) o qual faz uma análise teológica muito interessante. A partir da noção de pecado como resultado da separação, sugere o autor que existe na experiência humana a realidade de quatro separações: separação de Deus (problemas espirituais), separação dos outros seres humanos (problemas sociais e de relacionamentos interpessoais), separação da natureza (problemas ecológicos e físicos) e separação de si mesmo (problemas psicológicos).
Podemos dizer que os cristãos que vivem em comunidade tiveram resolvido o problema da primeira separação - a de Deus - no entanto ainda existem algumas a serem superadas.
A chave hermenêutica para entendermos este processo de enfermização do ser humano é justamente o cenário da queda. Entender esta questão, segundo Uriel Heckert, "é muito importante para entender-se a situação atual da humanidade e de cada um de nós. Está aí a raiz de toda ambivalência e inautenticidade que experimentamos". (Saúde Comunitária...p12).
A partir da queda de Adão e Eva um processo de desintegração tomou conta do ser humano. Até então ele vivia em perfeita harmonia com seu Criador, com o outro ser humano e consigo mesmo. Podemos dizer que ele gozava de saúde plena, já que havia esta integração completa entre criatura-Criador, criatura-criatura, criatura-natureza.
O Dr. Zandrino nos diz que tal integração era perfeita e perceptível na ausência dos dois principais sintomas de enfermidade: a dor - sintoma de enfermidade física e o medo - sintoma de enfermidade psíquica (Zandrino, 1986, 31).
O pecado trouxe conseqüências desastrosas concretas para o ser humano. "A desobediência do primeiro homem trouxe como conseqüência morte espiritual ou separação de Deus, o que também inclui morte física, que por sua vez também está relacionada com enfermidade, dor e perda da vida" (op.cit., p.38).
A enfermidade tem uma relação direta de causa e efeito com o pecado, o qual agiu como fator de desestabilização do ser humano.
A opção do ser humano em buscar sua autonomia e tornar-se o centro do universo fez dele um ser rebelado, enquanto negava sua condição de dependência de Deus negava também a razão de sua própria existência. Abre-se então o caminho para o pecado e o ser humano passa a viver um estilo de vida errando continuamente o alvo para o qual foi criado: a plenitude da comunhão com Deus. Como conseqüência ele se vê agora separado do seu Criador, separado do outro, e em crise consigo mesmo.
Separado de Deus, do outro e de si mesmo, o ser humano se viu enfermado do ponto de vista de sua existência, do sentido e propósito de vida. Desse modo, estar vivo é experimentar diariamente a dor e o peso da enfermidade.
O plano redentor de Deus, por sua vez, objetiva trazer de volta o ser humano ao seu estado original de integridade. Tal plano de redenção que encontramos em toda a Palavra de Deus inclui, ora salvação, ora cura para as enfermidades físicas.
A saúde integral, portanto, tem a ver com a plenitude da vida humana, no nível individual e coletivo, nas ralações harmoniosas e amorosas com Deus, com outros e com a natureza.
Se alguém perguntasse a resposta de Deus ao pecado, a resposta seria: salvação e saúde. Se perguntasse a respeito da resposta de Deus à enfermidade, a resposta seria: salvação e saúde também!
O conceito de saúde da Organização Mundial de Saúde é: "um estado de completo bem estar físico, mental e social".
No entanto, Uriel Heckert, citando Kingma, sugere um conceito cristão: "Saúde é um estado dinâmico de bem estar do indivíduo e da sociedade; um bem estar físico, mental, espiritual, econômico, político e social; em harmonia com os outros, com o meio ambiente e com Deus". (A busca da integridade, In :saúde comunitária, 13, citando S. J. kingma "Não apenas sobreviver, mas ter vida plena", contact, 20, outubro/81 - pp.2-13).
Tal conceito amplia a idéia de saúde como algo que transcende a experiência humana individual e alcança uma dimensão coletiva, ecológica e espiritual.
É interessante quando analisamos alguns termos bíblicos relacionados, em sua raiz, à mesma idéia.
"Shalom" : expressa, além de 'paz', também 'saúde' num sentido bem amplo, 'renovação espiritual', 'reabilitação social'.
Também a palavra "Soteria" - "salvação" no grego, pode indicar 'totalidade da pessoa', ou simplesmente 'saúde'; ou seja, na soteriologia de Deus não está contemplada apenas a dimensão espiritual, senão também a totalidade do ser humano.
Como exemplo bíblico podemos citar a expressão "a tua fé te salvou", pronunciada por Jesus no evangelho de Lucas. A mesma aparece quatro vezes em Lucas: em 8:48 = mulher curada de hemorragia; em 17:19= a cura dos dez leprosos; em 18:42 = a cura da cegueira de Bartimeu; mas em 7:50 = perdão dos pecados da mulher.
Na verdade esta separação entre saúde e salvação que encontramos em nossa teologia é algo que faz parte apenas da nossa mentalidade ocidental, a qual adotou o dualismo grego da matéria e do espírito em sua filosofia e cosmovisão.
Para o médico e teólogo Anthony Allen o prejuízo desta opção é imenso, pois com isso "de uma só tacada tanto 'saúde' como 'salvação' deixaram de ter seu verdadeiro significado! Este dualismo prejudicou o cuidado integral da pessoa pelos serviços médicos. Também minou a missão declarada da espiritualidade em geral, e da igreja em particular, de proclamar e facilitar a verdadeira 'salvação' de pessoas." (ALLEN, 1998, 27).
Na prática, para a visão dualista ocidental os conceitos de pecado e salvação foram "espiritualizados e moralizados. A salvação foi relegada a um cenário forense ou judicial(...)salvação do pecado envolve nada mais do que arrependimento, perdão, punição vicária, transformação moral e a busca da perfeição moral (santidade)" (op.cit, 29). Allen termina dizendo que "a salvação das escrituras é transformadora. Na bíblia, ser salvo significa ser transformado(...)cura é transformação total; então, salvação e cura são uma e a mesma coisa" (op.cit., 30).
Da mesma forma, Jaques Ellul, citado por Ricardo Zandrino diz: "a cura é juntamente corporal e espiritual. Cura e salvação são conceitos associados com freqüência" (p.38)
Saúde e salvação, portanto, são termos superpostos e paralelos na teologia bíblica da redenção. A teologia da salvação está certamente ligada à teologia da saúde!