COMO LIDAR COM OS CISMÁTICOS


Tendo-os advertido do que fazer com tais homens, quando comparecem a instrução ministrada privadamente, consideremos como você deverão proceder para com eles noutras ocasiões. A preservação da paz e da sua unidade em sua igreja local pode depender muito da maneira correta de lidar com essa gente. Ah, com demasiada freqüência às pessoas que nos dividem na igreja, geralmente são as que professam zelo religioso além do comum!
Protejam a igreja dos causadores de problemas à comunidade. Sua primeira responsabilidade é proteger dessas pessoas a igreja. Sim, pois o mais provável é que, se procurarem corrigi-las dos seus falsos caminhos, elas se voltem para algum outro erro. Raramente recuperam a fé verdadeira. Como a abelha que voa de flor, ela vão de uma causa de erro para outra.  Cumpram a sua tarefa doutrinaria .Normalmente o ministro possui mais conhecimento e capacidade do que o seu rebanho nas questões espirituais. Ele deve ser capaz de ensiná-lo francamente, assumindo postura enérgica. 
Sejam vigilantes quanto à ameaça de cisma. Quando um fogo se acende, tratem logo de apagá-lo no início. Não deixem nem sequer uma fagulha rebrilhar, antes de vocês extingui-lo. Assim deixe, vão logo a toda as pessoas que vocês desconfiam estarem contagiadas. Aconselhem-nas até estarem certo de que se recuperaram daquele mau espírito.   
Pode-se permitir redirecionar uma importante questão controvertida levantando outra, que você dominem melhor, desde que a segunda não tenha a probabilidade de dividir a igreja como a primeira. Faça essas pessoas verem que existem dificuldade muito maiores que as delas serem resolvidas. Dessa maneira, poderão humilha-se ao tomarem consciência da sua ignorância e presunção. Não se dêem a fazer ataques pessoais do púlpito. Vejam que não preguem contra eles do púlpito. É prudente não mencioná-lo  especificamente, nem falar da seita deles, pois, em gerais , tais pessoas são sensíveis, arrogantes, temperamentais  e atrevidas. Elas os odiarão e verão sobre vocês, tendo-os como inimigo, e os acusarão  de maledicência anticristã. Portanto, em vez de mencioná-las nominalmente, exponham com clareza as verdades que refutem  plenamente os erros que elas andam ensinado. Se vocês trabalharem direito, o erro cairá sob o seu próprio peso. Certifiquem-se que as suas reuniões edifiquem realmente.
Tratem de manter as suas reuniões familiares, pois elas os habitarão a levar as pessoas a uma comunhão na qual lhes será possível trabalhar com elas mais prudentemente. Desse modo, vocês poderão impedi-las de dividir-se entre si, pois elas terão liberdade para dizer o que quiserem, sem restrição. Nesse tipo de reunião, nunca deixem de comparecer pessoalmente. Não permitam que ocorram contendas. Portanto, não deixem que a reunião seja usada de modo que indivíduos particulares possam buscar a sua glória pessoal, mas sim que edifique as pessoas. Levem todos os presentes a entenderem que podem fazer perguntas sobre qualquer coisa de que ainda tenham alguma dúvida em suas mentes. Elucidem vocês mesmos as dúvidas.
Se virem alguns exibirem conhecimento e habilidade que tenham a possibilidade de dividir o grupo, repreendam-nos com brandura, pois é para o bem deles que vocês fazem essas coisas. Façam-nos saber que é sinal de coração orgulhoso ensinar quando está presente um mestre designado para isso.