Plano de Aula 01
Mercantilismo
Mercantilismo e formação do sistema colonial
Objetivo | Conteúdo | Procedimentos | Recursos |
Levar ao conhecimento dos alunos o tema da transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista | Absolutismo monárquico Fatores do absolutismo: a) Aliança rei – burguesia b) Reformas Religiosas c) Elementos Culturais Mercantilismo Mercantilismo e formação do sistema colonial | Aula Expositiva Debate dirigido Atividade individual | Texto Lousa Piloto Revista |
Plano de aula 02
Objetivo | Conteúdo | Procedimento | Recursos |
Compreende a importância da Filosofia na Construção do pensamento critico, da tomada de decisão ante a realidade que vivemos | Introdução a Filosofia Definição a Filosofia A origem da Filosofia Atitude Filosófica Razão Atividade Racional A intuição Razão na Filosofia Contemporânea | Aula Expositiva: Atividade em Grupos Debate, tomando uma posição de modo significativo | Texto Lousa Piloto Slide |
Plano de aula 03
Primeiro Reinado
Objetivo | Conteúdo | Procedimento | Recursos |
· Compreender as características históricas do Primeiro Reinado; · Explicar as principais causas e conseqüências dos fatos ocorridos no período; · Interessar-se pelo estudo da época e procurar outras fontes de informações; · Relacionar os fatos estudados com a vida atual da população. | Primeiro Reinado: a) Reações contra a separação de Portugal. b) Nossa primeira Constituição c) A confederação do Equador d) A Guerra da Cisplatina. e) Fim do Primeiro Reinado. | Leitura, discussão e entendimento do texto; Solução do questionamento; Elaboração de mapas e cartaz; Debates sobre a Confederação do Equador. | Texto Lousa Piloto Revista |
Plano de aula 04
PERIODO Regencial
Objetivo | Conteúdo | Procedimento | Recursos |
· Entender o período regencial, as lutas políticas e revoltas do período · Falar sobre as principais causas e conseqüências dos acontecimentos da época; · Pesquisar novas informações sobre o governo regencial e as condições de vida daquele tempo; · Associar os acontecimentos analisados com o momento atual. | 1. Regência: uma experiência republicana; 2. Grupos políticos do período regencial 3. Revoltas do período regencial. | · Leitura e soluções das duvidas · Respostas às perguntas do questionamentos; · Trabalhos em grupos · Comentários e interpretação de texto; · Elaboração de cartaz e jornal mural. | Texto Lousa Piloto Revista |
Plano de aula 05
Segundo Reinado
Objetivo | Conteúdo | Procedimento | Recursos |
· Compreender as fases de desenvolvimento do Segundo Reinado e suas implicações históricas; · Discorrer sobre os principais período, suas causas e conseqüências; · Procurar descobrir novas informações sobre a vida daquela época; · Relacionar os assuntos do capitulo com a situação atual do povo brasileiro | 1. Monarquia parlamentar 2. A praieira 3. A Guerra do Paraguaio 4. O fim do Império | · Dialogo sobre os assuntos do capitulo; · Solução do questionário; · Ler e discutir em grupo o texto de Erico Veríssimo; · Elaboração de cartaz e jornal mural; · Estudo de mapas. | Texto Lousa Piloto Revista |
Plano de aula 06
A era Vargas:
Objetivo | Conteúdo | Procedimento | Recursos |
· Entender os fatos que levaram Getulio a assumir o poder e manter-se nele por 15 nos; · Discorrer sobre as causas e conseqüências dos principais fatos do período Getulista; · Pesquisar novos dados sobre época; · Relacionar a política do período Getulista com a atual | A era Vargas: 1. Revolução de 1930 2. O governo provisório (1930-1934) 3.o governo de constitucional (1934-1937) 4. O Estado Novo (1937-1945) 5. O fim da ditadura do Estado Novo. | · Aula Expositiva: · Atividade em Grupos · Debate, tomando uma posição de modo significativo · Solução de questionamento; · Debate: Aliancista X Integralista | Texto Lousa Piloto Revista |