PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


A Psicologia da Educação é  intervenção da Psicologia, ciência que estuda o comportamento humano , na esfera educativa; nesse caso, observa suas nuanças e os fatores internos e externos que influenciam a formação do indivíduo. Trata-se do ramo da psicologia aplicada que  consiste na exploração de princípios e  técnicas psicológicas à compreensão e orientação do educando em seu processo de assimilação e adequação escolar. A Psicologia da Educação tem aplicações distintas, por exemplo:
1.      É a ciência que dá subsídios ao mestre para que possa enfrentar os problemas correntes na área educacional, ou seja, muni o professor de saberes necessários à sua relação com o aluno e suas dificuldades, em  seu dia-a-dia;
2.      Campo especial da Psicologia que estuda o comportamento do educando e suas dificuldades de aprendizagem.


História da Psicologia:


A Psicologia sempre foi do interesses dos filósofos, o comportamento humano sempre instigou a curiosidade dos estudiosos. Por exemplo, Sócrates tentava explicar a conduta humana, mas não de um ponto de vista científico, mas moralista e ético.; Já Plutão, analisava a conduta humana privilegiando a racionalidade; porém, foi Aristóteles quem primeiro deduziu que podíamos chegar a determinadas conclusões acerca do comportamento do homem por meio da observação. 
Na Idade Média, houve uma “hibernação” com relação aos assuntos pertinentes a alma humana, pois  acreditava-se  que era pecado despender energia com a investigação sobre fenômenos naturais, era predominante  ,na época, o pensamento religioso, voltados para os assuntos divinos.
No séc. XVI, René Decartes postula a divisão do indivíduo em duas partes distintas:  uma material, o corpo, comparado a um a máquina, cujos movimentos seriam previsíveis  a partir do entendimento de suas “peças”; e outra imaterial, a alma, completamente dissociável do corpo e dos determinismos que o explicam.
Entretanto, somente a partir de 1789, a Psicologia foi considerada ciência, quando Wilhelm Wundt  funda  o primeiro laboratório de Psicologia  na Alemanha. Ele criou um conceito chamado Estruturalismo, que apregoava que cada sensação do indivíduo é relacionada com uma estrutura do sistema nervoso, condicionadas  pelo estímulo ambiental.


História da Psicologia da Educação:


Psicologia é a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento. Refere-se, na verdade, a um conjunto de funções  que se distinguem em três grandes vias: a via ativa (movimentos, instintos, hábitos, vontade, liberdade, tendências, e inconsciente); a via afetiva (prazer e dor, emoção, sentimento, paixão, amor); e a via intelectiva (sensação, percepção, imaginação, memória, idéias, associação de idéias).  Estas três vias articulam-se em grandes sínteses mentais, tais como: atenção, linguagem e pensamento, inteligência, julgamento, raciocínio e personalidade
O desenvolvimento psicológico consiste na formação gradativa de sínteses mentais. Estas sínteses expressam-se no nosso modo de ser e de agir que juntamente com nossas características herdadas constituem a personalidade.
Pode-se dizer, então, que o estudo da psicologia organiza-se: no interesse do conhecimento das funções psicológicas básicas em suas três vias; no interesse de saber como estas funções se desenvolvem; no interesse de saber o que é facilitador ou impeditivo deste desenvolvimento (Seriam ambientais? Seriam neurofisiológicos? Seriam restrito a área dos afetos? Seriam problemas na formação de hábitos? Seriam existenciais? Seriam comportamentais? Seriam cognitivos? Seriam sócio-econômicos? Seriam ecológicos?).
No interesse de saber como propor tratamentos para os fatores impeditivos do desenvolvimento em todas as fases da nossa vida (pré-natal, infância, adolescência, adulto jovem, adulto, envelhecimento e morte). A psicologia interessa-se ainda pelo ambiente em que vivemos, pelo arquitetura de nossa casa, pela organização da nossa cidade (vida comunitária, trânsito, ruídos, violência), por nosso desempenho na escola, pelo modo como os professores desenvolvem suas tarefas, pela nossa escolha profissional, pelo nosso relacionamento com a família e com os amigos, pela nossa adaptação e satisfação profissional, pela escolha de nossos parceiros afetivos (namoro, casamento, divórcio, relacionamento com os filhos) e pelos nossos desapontamentos e frustrações.
O surgimento da Psicologia da Educação é marcado pela contribuição deThorndike, que em 1903 escreveu um Livro chamado Psicologia da Educação, neste livro ele tratou do tema de uma forma sistemática e doutrinária. A partir de então essa área de conhecimento começou a tomar corpo e começaram a surgir preocupações no sentido de aprimorar a aprendizagem do aluno, melhorar suas condições cognoscitivas e a apontar soluções para tais problemas.Nesse sentido a Psicologia da Educação tem se constituído numa designação genérica para alguns campos especiais de investigação da ciência psicológica e para uma área específica de pesquisa sobre aspectos psicológicos do processo educacional.