Como Usar Corretamente o Microfone.



Caso for utilizá-lo nos cultos, nas suas reuniões congregacionais, por que é importante? Aquilo que se diz só pode beneficiar os outros se for ouvido com clareza. Nos dias dos antigos, em Israel, não existia amplificação elétrica de som.
Quando Moisés falou à nação de Israel, na planície de Moabe, antes de ele entrar na terra prometida, como podia aquela assistência, de dezenas de milhares de pessoas, ouvirem o que ele dizia?
Moises falava a distâncias apropriadas, nos acampamentos. (Dt. 1:1; 31: 1). Também Josué reuniu os israelitas em frente do monte Gerizim e do monte Ebal. Evidentemente, falavam com os levitas posicionados no vale entre os dois montes citados.
Todo o povo ouviu e acolheu bem a leitura das bênçãos e das invocações da parte de Deus. Segundo (Js 8:33-35) “uma grande multidão” se ajuntou perto do mar da Galiléia para ouvir Jesus. Ele entrou num barco, afastou-se da margem e sentou-se para falar à multidão. (Mc 4:1, 2).
Por que Jesus falou de dentro de um barco? Certamente porque a voz  humana se propaga com grande nitidez sobre a superfície lisa de um corpo de água. Em nossas igrejas, usamos equipamentos de som para amplificar a voz dos que dirigem os cultos, as reuniões ou para os que lêem no altar. Usam microfones para as preleções e participações dos convidados. Se a sua Igreja dispõe desses equipamentos, aprenda a usá-lo bem.

UM POUCO ORIENTAÇÕES BASÍCAS.

Para o uso correto do equipamento, tenha em mente o seguinte:
I.  Em geral, o microfone deve estar a uma distância de 10 a 15 centímetros da boca. Se ele estiver muito perto, as palavras podem sair distorcidas, Se estiver muito longe, a voz sairá indistinta.
II.  O microfone deve estar à sua frente, não de lado. Se você virar a cabeça para a direita ou para a esquerda, fale apenas quando o rosto estiver na direção do microfone.
III.  Use um pouco mais de volume e intensidade do que numa conversa comum. Mas não é preciso gritar. O equipamento de som levará facilmente a sua voz até os mais distantes na assistência.
IV. Se precisar limpar a garganta, tossir ou espirrar, não deixe de afastar a boca do microfone.


ORIENTAÇÕES BASICAS AO PROFERIR UMA PALESTRA

I. Quando você sobe ao altar ou em um palco, em geral um irmão ajusta a posição do microfone. Enquanto ele faz isso, mantenha-se numa posição natural, com o rosto voltado para a assistência.
II. Coloque o esboço na tribuna, tendo o cuidado de evitar que o microfone bloqueie a sua visão.
III.  Ao começar a falar, escute a qualidade de sua voz na caixa de som. O volume está muito alto, ou certas palavras produzem sons explosivos? Talvez tenha de se afastar alguns centímetros do microfone.
IV. Ao olhar o esboço, lembre-se de falar e ler apenas quando o rosto estiver na direção do microfone, ou um pouquinho acima dele, nunca abaixo.