A grande impotência da leitura


Utilize cada minuto que tenha para ler. Se for a uma viajem que dure uma hora, leve algo para ler nesta uma hora ate chegar ao local.
Se estiver sentando esperando alguém, e tem algo em seu bolso para ler, leia até que a pessoa chegue. Não desperdice tempo.
Cada momento em o tempo é livre, passe este tempo lendo: um livro, um jornal, uma revista. Tenha você um pequeno dicionário de bolso e estude as palavras em tempos vagos ou viagens, ou um pequeno volume sobre um tema particular.
Leia ao menos um livro por semana, de tema separado e distinto das periódicas leituras de revistas e jornais. Isto significa que ao final de um ano terás lido 52 diferentes temas.
Após 5 anos terás lido 250 livros diferentes. Assim, poderá ser considerado um homem bem instruído ou uma mulher bem instruída, esta será uma grande diferença entre você e uma pessoa que não ler sequer um livro. Assim, será considerado inteligente e outras pessoas ignorantes.
Você e esta pessoa estão vivendo em dois mundos diferentes, um é o mundo da ignorância, outro é o mundo da inteligência. Nunca se esqueça as regras de inteligência do mundo, enquanto suportam a carga da ignorância. Assim sabes discerni como é possível se afastar da ignorância e como é possível ser inteligente.