Você é um ungido de Deus segundo a ordem da casa do Rei Saul ou segundo a ordem da casa do Rei Davi



  “Ora, o Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e o atormentava um espírito maligno da parte do Senhor.  Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora um espírito maligno da parte de Deus te atormenta;  dize, pois, Senhor nosso, a teus servos que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa; e quando o espírito maligno da parte do Senhor vier sobre ti, ele tocara com a sua mão, e te sentirás melhor.
 Então disse Saul aos seus servos:
Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.  Respondeu um dos mancebos: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar bem, e é forte e destemido, homem de guerra, sisudo em palavras, e de gentil aspecto; e o Senhor é com ele.
 Pelo que Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas.
 Jessé, pois, tomou um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e os enviou a Saul pela mão de Davi, seu filho.
 Assim Davi veio e se apresentou a Saul, que se agradou muito dele e o fez seu escudeiro.  Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa ficar Davi ao meu serviço, pois achou graça aos meus olhos.  E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.” I SAMUEL 16.14:23.
Frequentemente. Parece que a música fazia muito bem ao velho. E quando Davi cantava, todos no castelo paravam nos corredores do palácio do rei e apuravam os ouvidos na direção dos reais aposentos, e ficavam escutando maravilhados.

Deus não tinha, mas desejava muito possuir, homens que pudessem viver em meio ao sofrimento.

Deus queria um vaso quebrado. Será possível que esse rei louco fosse o verdadeiro rei, o ungido do Senhor?

E o rei do leitor? É ele o ungido do Senhor? Talvez seja. Talvez não. Só Deus sabe.

 Se o seu rei é verdadeiramente o ungido do Senhor e se ele também arremessa lanças, então há algumas coisas que você pode saber, e saber com segurança:

O seu rei está completamente louco.

É um rei segundo a ordem do rei Saul.

Deus possui uma universidade. É uma escola pequena. Pouca matrícula, ainda menor número de graduados. De fato muito, muito poucos.

Deus possui essa escola porque ele não tem homens quebrados. Mas têm vários outros tipos de homens. Ele possui homens que dizem ter a autoridade de Deus... Mas não têm; homens que se DIZEM quebrantados... Mas não o são. E homens que são a autoridade de Deus, mas que são loucos e não quebrantados. E ele tem, dolorosamente, uma mistura espectroscópica de tudo quanto há entre esses extremos. Ele tem em abundância tudo isso; mas homens quebrados, quase nenhuns.

 Na santa e divina escola de submissão e quebrantamento, por que são tão poucos os alunos? É porque todos os que se encontram nessa escola têm de sofrer muita dor.
E, como você pode conjeturar, é frequentemente o dirigente não quebrantado (escolhido soberanamente por Deus), quem determina o castigo.
Davi foi aluno nessa escola, e Saul foi o instrumento escolhido por Deus para esmigalhar Davi. À medida que a loucura do rei aumentava, crescia o conhecimento de Davi. Ele compreendia que Deus o tinha colocado no palácio do rei sob legítima autoridade.Davi tinha uma pergunta: que fazer quando alguém arremete uma lança contra nós?
Não lhe parece estranho que Davi não sobesse responder a essa pergunta? Afinal, todos no mundo sabem como proceder quando alguém atira uma lança contra eles. Ora, a gente agarra a lança e a arremessa de volta!
— Quando alguém atirar uma lança contra você, Davi, arranque-a da parede e atire-a de volta. Esteja certo de que qualquer pessoa reagiria assim.
E, ao praticar essa pequena façanha de devolver lanças que lhe atiram, você provará muitas coisas: você é valente. Você defende o direito. Você toma corajosamente posição contra o erro. Você é forte e não se deixa levar, por onde queiram. Você não dá lugar à injustiça nem ao tratamento desleal. Você é o defensor da fé, guarda da chama, detector de toda a heresia. Você não será vítima da injustiça. Todos esses atributos combinam-se então para provar que você também é, obviamente, candidato ao trono real. Sim, talvez você seja o ungido do Senhor!
Segundo a ordem do rei Saul. Existe ainda a possibilidade de que uns 20 anos após a sua coroação, você venha a ser o mais incrível especialista na arte do arremesso de lanças em todo o reino. E também, com certeza, nessa altura... Completamente louco.
Ao contrário de qualquer outro na história do arremesso de lanças, Davi não sabia o que fazer quando uma era atirada contra ele. Não arremessava as lanças de Saul de volta contra o Rei. Nem fabricava ele mesmo lanças para as atirar de volta. Havia algo diferente em Davi. Só fazia desviar-se.
Pode-se facilmente perceber quando alguém foi atingido por uma lança. A pessoa reflete a cor profunda da amargura. Davi jamais foi atingido. Pouco a pouco aprendeu um segredo muito bem guardado.
 Descobriu três coisas que lhe impediram de ser atingido.
Primeira: jamais aprenda algo da elegante e fácil arte de arremessar lanças.
Segunda: fique longe da companhia de quantos atiram lanças. E,
Terceira: mantenha a boca bem fechada.



Desse modo, as lanças jamais o atingirão ainda que lhe atravessem o coração.
— O meu rei está louco. Pelo menos, penso que sim. Que posso fazer?
Reconheça este fato inalterável: Não se pode saber (ninguém pode) quem é o ungido do Senhor e quem não é.
Alguns reis, a quem todos juram ser da ordem de Saul, pertencem, de fato, à ordem de Davi. E outros, que todos juram ser da ordem de Davi, de fato pertencem à ordem de Saul. Quem está certo? Quem sabe? A que voz você atende? Ninguém jamais é suficientemente sábio para resolver esse enigma. O máximo que podemos fazer é andar ao redor, fazendo a pergunta:
É esse homem o ungido do Senhor, e se o for, é da ordem de Saul?
 Pode ser que você tenha de fazê-la a respeito de si próprio 10.000 vezes. Principalmente se for um cidadão de um país cujo rei pode estar louco.
Parece que não é difícil fazer essa pergunta, mas é. Especialmente quando a pessoa está chorando alto... e desviando-se das lanças... e sendo tentada a atirar uma de volta... sendo encorajada pelos outros a fazer exatamente isso. E todo o seu racionalismo e sanidade e lógica e inteligência e bom senso concordam com eles. Mas, lembre-se, nas suas lágrimas:
E ele jamais a revela. Que devo fazer quando o reino em que vivo é governado por um rei perito em brandir lanças? Devo partir? Messe caso, como? Exatamente o que faz um homem no meio de um concurso de arremesso de facas?
— Você é esfaqueado até morrer.
— Qual a necessidade disso? Que bem faz?
Você tem os olhos postos no rei Saul errado. Enquanto você olhar para o seu rei, você o culpará, e só a ele, pelo inferno em que você se encontra. Tenha cuidado, porque os olhos de Deus estão atentamente fixos noutro rei Saul. Não o visível, em pé, aí, arremessando lanças contra você. Não, Deus está olhando para outro rei Saul. Um tão mau como aquele — ou pior.
Deus está olhando para o rei Saul que está em você.
— Em mim?!
Saul está no sangue que corre nas suas veias, e na medula dos seus ossos. Constitui a própria carne e músculo do seu coração. Ele está na sua alma. Ele habita o núcleo dos seus átomos.
O rei Saul e você são um só.
Você é o rei Saul!
Ele respira nos pulmões e pulsa no peito de todos nós. Só há um meio de nos livrarmos dele. Tem de ser aniquilado.
Pode ser que você não considere isto como um cumprimento, mas, pelo menos agora você sabe por que Deus o subordinou a alguém que bem pode ser o rei Saul.
Davi, o pastor de ovelhas, teria crescido para vir a ser o rei Saul II, mas Deus arrancou o Saul de dentro do coração de Davi. A propósito, a operação levou anos e foi uma experiência brutal que por pouco não matou o paciente. E qual foi o bisturi, e qual a pinça de que Deus se serviu, para extrair esse Saul interior?
Deus empregou o Saul exterior.
O rei Saul procurava destruir a Davi, mas o seu único sucesso foi ter-se tornado o instrumento de Deus para matar o Saul que vagava nas cavernas da própria alma de Davi.
Como a pessoa fica sabendo quando é chegado o instante de abandonar o ungido do Senhor — especialmente o ungido do Senhor segundo a ordem do rei Saul?
Davi jamais tomou tal decisão. O ungido do Senhor tomou-a por ele. O decreto do próprio rei decidiu o assunto!
Só então Davi se retirou. Não, ele fugiu. Mas ainda assim, não disse uma só palavra nem levantou a mão contra Saul. Anote também isto, por favor: Davi não dividiu o reino ao partir. Não levou consigo parte da população. Partiu sozinho.
Sozinho. Completamente só. O rei Saul II jamais faz isso. Sempre leva os que "insistem" em segui-lo.
Sim, as pessoas realmente insistem em acompanhar você, não é? Estão dispostas a ajudá-lo a fundar o reino do rei Saul II.
Tais indivíduos jamais têm a coragem de partir sozinhos.
Mas Davi foi só. Você percebe, o verdadeiro ungido do Senhor pode partir sozinho.
Só há um modo de deixar o reino:
As cavernas não são o lugar oportuno para melhorar o estado de ânimo. Existe certa mesmice entre todas elas, não importa em quantas você tenha dormido, Escuras. Úmidas. Frias. Bolorentas.
Ele dispunha agora de muito menos do que quando era pastor, porque agora não tinha nem lira, nem sol, nem sequer a companhia das ovelhas. As lembranças da corte tinham-se desbotado. A maior aspiração de Davi não ia agora além da posse de um cajado de pastor. Tudo no seu interior estava sendo esmagado.
Ali, naquelas cavernas, mergulhado na tristeza da sua melodia e no cantar da sua tristeza, Davi, indiscutivelmente, tornou-se o maior hinólogo e o maior confortador de corações despedaçados que o mundo jamais veria.
. Cantava de maneira diferente. Eles nunca tinham ouvido aqueles cânticos antes. Alguns eram indescritivelmente belos, outros, porém, podiam fazer o sangue gelar nas veias.
Os que o encontraram e se decidiram a ser seus companheiros de fuga, eram um deplorável, indigno bando de ladrões, mentirosos, insatisfeitos, críticos, reclamadores, homens revoltados e de corações rebeldes.
Que tipo de homem era Saul? Quem era esse que se tornou inimigo de Davi? Ungido de Deus. Libertador de Israel. E, contudo, mais lembrado pela sua maldade.
Esqueça as críticas que ouviu e leu acerca de Saul. Esqueça os mordazes comentários a seu respeito. Esqueça a sua reputação. Considere os fatos. Saul foi uma das maiores figuras na história da humanidade. Era um rapaz do campo, um típico moço do interior. Alto, de boa aparência, e muito benquisto.
Procedia também de uma boa família; isto é, sua linhagem contava algumas das mais notáveis figuras da história de toda a humanidade. Abraão, Israel, Moisés foram seus ancestrais.
Saul unificou um povo e fundou um reino. Poucos homens já fizeram isso. Ele do nada fez surgir um exército. Venceu batalhas pelo poder de Deus. Venceu o inimigo muitas vezes, como poucos jamais fizeram.
Ele foi tudo quanto os homens hoje almejam ser... cheio do poder do Espírito Santo... capaz de realizar o impossível... para Deus. Um líder escolhido por Deus e com o poder de Deus.
Saul recebeu a autoridade que só em Deus tem sua origem. Ele foi ungido de Deus e Deus o tratou como tal.
Era, porém, também corroído de inveja, capaz de assassinar, e estava disposto a viver nas trevas espirituais.
Dará Deus poder a homens indignos? O seu poder? Mesmo quando não passam, no seu interior, de um amontoado de ossos de cadáveres?
A resposta a esta pergunta é ao mesmo tempo simples e chocante. Às vezes ele concede a vasos indignos quantidade maior de poder de maneira que se torne claramente visível a todos o verdadeiro estado da nudez
às vezes Deus concede poder a certos homens por razões ocultas.
Você percebe, sempre haverá quem, em toda a parte, em todos os tempos e em todos os grupos, se levante e diga:
— Aquele homem ali é da ordem do rei Saul.
Ao passo que outro, com a mesma segurança, se levantará para dizer:
— Não, ele é o ungido do Senhor, segundo a ordem do rei Davi.
Ninguém pode realmente saber qual dos dois está certo.
Homens que seguem os da ordem de Saul entre nós, muitas vezes crucificam os da ordem de Davi.
 Extraído do Livro "Perfil de Três Reis