Método Socrático.

Conjunto de procedimentos baseados no diálogo e na indução utilizado por Sócrates para orientar o acesso ao conhecimento, porque o autor estabelece uma relação válida entre a aquisição do conhecimento e do método utilizado para a aquisição. Desta forma, alguém (um artista, por exemplo) podem produzir belos trabalhos, mas sua produção é limitada pela sua ignorância do que a verdadeira beleza é realmente. Desde que Sócrates jamais escreveu nenhuma obra, você não pode diretamente descrever o método, e deve se referir aos diálogos de Platão e Aristóteles indicações, ter algum conhecimento do método de Sócrates usada para guiar o pensamento em direção ao verdade.
 Os ensinamentos de Sócrates opôs-se à sofistas que, na medida em que sustentava posições relativistas e céticos, não prosseguir a realização da verdade, mas dirigiu seus ensinamentos para alcançar o sucesso. Por isso desenvolveram técnicas retóricas que tendiam mais para convencer os outros da verdade. Em vez disso, Sócrates dirige seu pensamento e doutrina sobre o cuidado da alma e da consecução dos arete verdade, e para alcançar este objetivo e atingir o conhecimento do bem, Sócrates usado como um método primário de diálogo e questionamento. Após o processo de diálogo, podemos distinguir nela duas partes:  ironia e a  maiêutica. Considerando mais especificamente as formas de pensar que ocorrem no mesmo diálogo, podemos distinguir entre indução e definição.
Uma ironia e de indução. Sócrates pede aos seus interlocutores a partir da confissão de ignorância sobre o assunto para ser tratado. Assim, ele, que costumava dizer que "só sei que nada sei" - exige que seus parceiros para responder às perguntas sobre o tema do diálogo (que normalmente girava em torno de conceitos como coragem, amizade, amor, justiça, etc.) e então passa a examinar essas respostas geralmente não responder à pergunta, pois em vez de responder "o que é" a beleza, por exemplo, as respostas mostram casos particulares de coisas bonitas, mas não " a beleza "em si. Este exame das respostas é que é o tempo de raciocínio indutivo que Aristóteles identificou como uma das contribuições de Sócrates para a história do pensamento. Mas a ignorância de Sócrates não é apenas não saber, como Sócrates reflete sobre os fundamentos do conhecimento e perceber que, em geral, procurou saber é apenas mascarando uma maior ignorância, ou seja, a ignorância de que ignora-se e assume a roupagem de um falso conhecimento ou um conhecimento parcial. Assim, este aparece como socrática ignorância ironía.
Maiêutica  e definição. A maiêutica socrática a arte de dar à luz idéias que já estavam nas mentes de seus parceiros, mas sem eles saberem, por ignorância tornar o conhecimento revestido clara falsa que foi o principal obstáculo para a aquisição de conhecimento genuíno . Por este procedimento, Sócrates liberta a alma de seus parceiros de sua ignorância, para fazê-los ver a confusão em que sua mente descansada, mas ao mesmo tempo, ele também libera as verdades que estão presentes praticamente nas mentes de seus interlocutores, maneira que ajuda a entregar o conhecimento que eles têm praticamente ainda não sabem. É por isso que Platão, no Teeteto Sócrates compara com uma parteira porque, assim como este, que só ajuda a iluminar o filho no útero de outra mulher, Sócrates ajuda a dar à luz idéias que já estão na mente do falante. E assim podemos considerar o método socrático como uma aplicação da máxima de que foi escrito no frontão do templo de Delfos: ". Conhece a ti mesmo"
Além disso, este processo pode retomar o diálogo e a maiêutica direccioná-la para a busca da definição geral em consideração. Esta definição se destina a captar a essência, ou seja, "o que é" e, portanto, não pode ser uma mera definição nominal (definir uma palavra por outra palavra), que nos faria cair em um círculo vicioso. Mas implicitamente, sugere que se o diálogo é possível porque as várias partes compartilham um logos comum. A tese implícita é que Sócrates permite postular a existência de verdades absolutas, contra o relativismo sofista. Mas a não-aceitação de definições nominal é a razão pela qual acabou não concluindo os diálogos socráticos, em qualquer definição do tipo: "A beleza é ..., ou "A virtude é ..., ser definida apenas como uma palavra para os outros. Talvez por essa razão, Sócrates desistiu de escrever, como você provavelmente pensa que é linguisticamente possível articular as definições, o que só vem através de um processo de intuição (noesis). O valor do diálogo está em processo de busca do conhecimento e da libertação da ignorância, pós é essencial para Sócrates.
Por outro lado, o diálogo platônico permite o exame dos pressupostos e preconceitos que muitas vezes são tacitamente aceite, e, neste sentido, oferece um modelo da filosofia da análise da linguagem primitiva.
De outro ponto de vista, você pode ver muitas semelhanças entre este método e o método socrático da psicanálise de Freud. Também na psicanálise é o principal método de interrogar a paciente, que, através de suas próprias palavras, e com a ajuda do analista interpreta que, trata de um conhecimento de si mesmo que ele possuía. Isto é, "dá à luz" alguns conteúdos da sua mente que eles não tinham conhecimento.